RAIMUNDINHA. ELA VOTA EM LULA.




Para qualquer pessoa de bem e de bom senso é estarrecedor saber, pela última pesquisa eleitoral do IBOPE, que o presidiário Lula da Silva tem 37% das intenções de voto.
A pesquisa nos informa o perfil exato do eleitor de Lula. Aliás, trata-se de uma eleitora. São mulheres (39%), nordestinas (60%), jovens - idade de 16 a 24 anos (45%) e, claro, com baixa escolaridade – possuem até a 4ª série (51%). A baixa escolaridade prende esta eleitora no segmento de baixa renda: 53% das eleitoras de Lula ganham até 1 salário mínimo.

Tenho meus contatos no meu estado natal, o Ceará, e consegui entrevistar por telefone, Raimundinha, uma eleitora que se encaixa perfeitamente nesse perfil.  A seguir os trechos mais reveladores dessa conversa.

Eu- Bom Dia, Raimundinha, gostaria de lhe fazer algumas perguntas sobre as próximas eleições. Você concorda em conversar comigo?

Ela- Concordo, sim.

Eu- Você sabe que Lula está preso em Curitiba condenado em segunda instância?

Ela- Ouvi falar.

Eu- E você, sabendo disso votaria nele, mesmo assim?

Ela- Votaria.

Eu- Pode me explicar por quê?

Ela- Lula ajuda os pobres.

Eu- Não é Lula que ajuda os pobres. Acho que você deve estar se referindo ao Bolsa Família. O dinheiro deste programa vem dos impostos que todos nós pagamos. E, aliás, este programa começou bem antes do Lula...

Ela- Mas, pra mim, foi o Lula que deu...

Eu- Lula foi condenado por corrupção. Tentou ficar com um apartamento pago por dinheiro desviado. Isso foi mais do que provado pela Justiça. Isso não te incomoda?

Ela-  Foi um apartamento, é? Acho é pouco... Tem ladrão que rouba muito mais...

Eu- Quer dizer, então, que pra você, se algum político de sua cidade roubar, tá tudo bem? Esse dinheiro poderia fazer falta na Saúde, por exemplo...

Raimundinha ficou calada.  Depois de intermináveis segundos resolvi voltar à carga...

Eu- Olhe, Raimundinha, entendo bem que você ache o Lula um bom sujeito porque, na sua opinião, ele ajuda os mais pobres... Mas, não seria melhor, ao invés de receber uma esmola, ter condições de trabalho, um emprego, que lhe permitisse progredir na vida? Você é jovem...

Ela- Sei não senhor. Tenho pouco estudo... Sou mãe solteira... Minha mãe é doente... Se não recebesse o Bolsa Família, não sei o que seria de mim...

Eu- Sei que há muitas pessoas na sua situação e que bom que o país  fornece uma alternativa para elas... mas, esta situação não se sustenta... quero dizer, isso não vai funcionar a vida inteira... em algum momento teremos que enfrentar a questão da pobreza de outro modo... e isso passa por reformas, por políticos honestos e pelo combate aos roubos e privilégios...

Ela- Eu não entendo de política não senhor...

Eu- Tudo bem, Raimundinha. Agradeço muito por essa conversa. Desejo a você e a sua família muita felicidade... que é o que interessa... não é mesmo?

Ela- Pro senhor também.

E quem vota no Bolsonaro?
Segundo o IBOPE, majoritariamente, homens (28%), da região Norte e Centro Oeste (30%), adultos jovens – 25 a 34 anos (25%), alta escolaridade (24%), e alta renda > 5 salários mínimos (32%).

Além da Raimundinha, votam no Lula, artistas inconsequentes, intelectuais “de esquerda” que aparelham universidades e órgãos de imprensa, funcionários públicos acostumados com aposentadorias integrais, a elite do Judiciário com todos os seus penduricalhos, empresários do padrão Joesley Batista, e todo o séquito de sanguessugas que acreditam piamente que a Venezuela é o modelo a se perseguir...

Hoje o dólar rompeu a barreira dos R$ 4,00...

Nós, os pagadores de impostos que labutamos honestamente e queremos um país melhor, sem privilégios para uma casta e com oportunidades reais para todos temos um longo trabalho pela frente. A ordem é não esmorecer! Você consegue?

posts parecidos

Política

Conectividade de A-Z

O CANAL PARA FALAR DA CONEXÃO HUMANA.

Aqui você tem voz. Pode contribuir, sugerir, criticar, propor temas, discutir e ampliar o escopo do Blog. Nossa conexão poderá fazer a diferença.