CAI O PANO PARA JAMES LEVINE.





Se Donna Anna, Donna Elvira e Zerlina  vivessem hoje talvez a história teria sido outra. Ainda não havia o crime por assédio sexual naqueles idos de 1800. Don Giovanni, composta por Mozart e encenada pela primeira vez em Praga no ano de 1787, nos mostra, sem retoques, o pavoroso mundo do assédio sexual levado ao paroxismo. Don Giovanni era um devasso amoral, cujo esporte preferido era ultrajar e abandonar mulheres por onde andasse. Não foi preciso mais que dois atos para Mozart nos mostrar duas tentativas de estupro, um assassinato, e dezenas de atos reprováveis de seu tresloucado personagem em seu estafante périplo sexual.

Floria Tosca era uma cantora de ópera. Puccini nos conta a trágica história desta atormentada heroína submetida à mais sórdida chantagem sexual como moeda de troca para a liberdade de seu amado Mário Cavaradossi. O vilão neste caso era o abjeto Barão Scarpia. Embora Tosca vivesse somente para a arte, para o amor sem nunca fazer mal a uma viva alma, fora vítima da crueldade sem fim de quem utiliza o poder para transformar mulheres em títeres de seus desejos doentios. Mais ou menos como o poderoso produtor hollywoodiano Harvey Weistein fazia.

Pois bem. O assédio sexual sai das coxias para a plateia em uma das mais importantes instituições do planeta, o Metropolitan Opera de Nova Iorque.  Recebo na minha caixa de e-mail uma mensagem padrão do MET, já que sou associado. Dear Mr. Carvalho... Antes de ler, cheguei a pensar que se tratava do cancelamento de Tosca com a mega-diva Anna Netrebko que se apresentará em 12 de maio próximo para a qual eu já havia comprado ingresso há um ano atrás.

Era sobre a demissão do maestro James Levine. O texto não deixa dúvidas. Mr. Levine fora sumariamente demitido acusado de abuso sexual e conduta intimidatória após extensa investigação que analisou os relatos de mais de 70 pessoas. Levine é uma espécie de lenda viva com uma folha corrida de mais de 40 anos em prol da música erudita.

Não tem volta. Definitivamente, os tempos são outros. Sai de cena a figura execrável do devasso que utiliza seu poder de decisão para a contratação de talentos tão jovens quanto vulneráveis. Don Giovanni, por não se emendar, foi arrastado em vida para o inferno. Por aqui, as caldeiras estão borbulhando...

posts parecidos

Música

Conectividade de A-Z

O CANAL PARA FALAR DA CONEXÃO HUMANA.

Aqui você tem voz. Pode contribuir, sugerir, criticar, propor temas, discutir e ampliar o escopo do Blog. Nossa conexão poderá fazer a diferença.