UMA CAUSA PERDIDA (E SEM HONRA).



Doutor Honoris Causa em bom Latim quer dizer “doutor por causa de honra”. Trata-se do maior título de prestígio e reconhecimento que uma universidade costuma conceder a personalidades com notória importância pela obra realizada. E nem precisa ter diploma para recebê-lo.
Fernando Henrique Cardoso tem o título concedido pela Universidade de Harvard. Lula também tem o seu, concedido pela Universidade de Coimbra em 2011. O brasileiro recordista nesse quesito é Paulo Freire, cientista da educação mundialmente renomado.  Você até pode não gostar de suas ideias mas, é inegável a importância acadêmica deste pernambucano agraciado com mais de 30 títulos outorgados pelas mais importantes instituições do planeta, dentre elas as prestigiadíssimas Universidade de Genebra e Estocolmo. Freire também é um recordista em doutorados: 36!
Pois bem. Lula ,enquanto conseguia vender ao mundo uma imagem impoluta, amealhou diversos títulos dessa natureza. Mas, agora a maré parece que mudou de vez. Em Coimbra, em março do ano passado, a Juventude Social Democrata entrou com um requerimento para a anulação do título de Lula. Não foi atendida.
Para os requerentes, “É apanágio (atributo) desta casa a transmissão da verdade, das boas práticas administrativas, transparência, defesa dos interesses públicos e não a instrumentalização do magistério público em benefício pessoal”. O reitor João Gabriel Silva, preferiu manter o título alegando que “ainda falta muito para que a história contemporânea do Brasil seja escrita”.
Mas, o tempo, desde Einstein, é relativo. Hoje, parece estar mais acelerado do que nunca enterrando em um passado distante, coisas que nos surpreenderam dias atrás. Assim é com Lula. Ao invés de um presumível salto quântico, ele ainda não se deu conta de que sua obra apenas existe no universo paralelo dos recalcitrantes “negacionistas” que optaram pela rejeição da realidade como forma de escapar de verdades doloridas.
O juiz Evandro Reimão dos Reis, da 10ª Vara Federal Cível da Bahia acaba de conceder liminar acatando o pedido de suspensão da sessão na qual Lula iria receber o Honoris Causa pela Universidade Federal do Recôncavo Baiano – UFRB criada na gestão dele em 2005. O pedido foi feito pelo vereador Alexandre Aleluia do DEM soteropolitano.
Como até o ectoplasma que paira em Cruz das Almas-BA sabe, essa solenidade, marco zero de seu périplo ao Nordeste, tem por objetivo criar um fato político que atenue o inferno astral em que o ex-presidente está aprisionado desde que seu verdadeiro caráter foi exposto à Nação e ao mundo pela Lava-Jato.
A Polícia Federal já foi devidamente intimada a montar plantão no local da entrega da “honraria” para, caso a decisão seja descumprida, adotar as medidas cabíveis.
“O Tempo”, do compositor Reginaldo Bessa, é um soco no estômago dos incautos que teimam em permanecer cegos, surdos e falantes.  
“O medo correndo nas veias deixou tanta vida pra trás
E a gente ficou de mãos cheias com coisa que não valem mais
O tempo não para no porto, não apita na curva, não espera ninguém.”

Isso vale até para títulos Honoris Causa...

posts parecidos

Política

Conectividade de A-Z

O CANAL PARA FALAR DA CONEXÃO HUMANA.

Aqui você tem voz. Pode contribuir, sugerir, criticar, propor temas, discutir e ampliar o escopo do Blog. Nossa conexão poderá fazer a diferença.