MALDONADOS, PICHADORES, GREGOS E PORTUGUESES.




Danilo Maldonado Machado é um cubano grafiteiro/ativista dos direitos humanos. O rapaz não brinca em serviço. Já pegara 10 meses de cadeia ao pintar os nomes Fidel e Raul em dois porcos vivos. No final do ano passado ousou o impossível na ilha-presídio castrista: escreveu a mensagem “Se Fue”( Foi-se)  no muro de um hotel e de dois prédios públicos de Havana, comemorando a morte do ditador barbudo.

Está, até hoje, preso em um cárcere de segurança máxima sob a alegação de “dano à propriedade do Estado”. Existe multa prevista para tal crime: o pagamento de 200 pesos cubanos (é pouco- o equivalente a R$ 620,00; se multiplicado por três seria algo em torno de R$ 1.900,00). Justamente por ser pouco, a estratégia da ditadura cubana é singela. Eles não o acusam formalmente de nada para poderem mantê-lo indefinidamente na cadeia. Maldonado foi espancado. Sua mãe, Maria Victoria, luta pela libertação do filho.

A Câmara dos Vereadores de São Paulo aprovou, por acachapante maioria, (51 votos a favor e 4 contra, do PSOL) a nova Lei Anti-Pichação. Hoje, a lei entrou em vigor na cidade. Prevê multa de 5 mil Reais para pichações em muros públicos e privados. Se os delitos forem feitos em bens tombados, o valor sobe para 10 mil mais o ressarcimento das despesas de restauração. Em caso de reincidência, os valores duplicam em ambos os casos.

Também há penalidades para quem vende tinta em spray para menores de 18 anos. Os estabelecimentos, agora, precisam identificar na nota fiscal, nome, RG, CPF e endereço do comprador. Caso não o façam, estão sujeitos à multa de 5 mil Reais e se reincidirem, pagarão em dobro, com a possibilidade de terem seu negócio fechado.

Parte da esquerda brasileira, a lobotomizada sem chance de recuperação, defende pichadores como se fossem os arautos da nova arte planetária. Não são. Pichadores são meliantes incomuns. Possuem um tipo de doença degenerativa que lhes faz pensar serem a reencarnação de um Renoir ou El Greco. São apenas mentes perturbadas que se comprazem em projetar o horrendo de suas personalidades nas propriedades alheias.

Arte, como sabemos, desde as cavernas, é a recriação da realidade através do belo. Do paleolítico ao auge greco-romano, a arte tem o dom do encantamento e da eternidade.

Bem, os  protégées delinquentes da nossa esquerda idiotizada, se vivessem em Cuba, estariam mofando em uma cadeia sem direito a qualquer apelação. Por aqui, vão apenas responder a processo e pagar multa. Sorte deles. Se se corrigirem, sorte de todos nós.


De brinde para vocês dois vídeos fantásticos, sugeridos por uma de minhas leitoras assíduas, Silvia Maria. Obrigado, Silvia. Arte em estado puro !

1. Mosaicos gregos descobertos na cidade de Zeugma, Turquia.


2. A Arte do Azulejo em Portugal.







posts parecidos

Cotidiano

Conectividade de A-Z

O CANAL PARA FALAR DA CONEXÃO HUMANA.

Aqui você tem voz. Pode contribuir, sugerir, criticar, propor temas, discutir e ampliar o escopo do Blog. Nossa conexão poderá fazer a diferença.