O CONVIDADO INDESEJADO.


Calma, cidadãos e cidadãs valorosos. Sabe aquele tio ranzinza de que ninguém gosta mas, sente-se na obrigação de convidar para um casamento na família? Aquele mesmo, intolerável e arrogante que a todos incomoda com seus devaneios estúpidos? O próprio.  Sim. Aquele tipo repugnante do qual todos se afastam antes que o veneno de suas palavras e a vibração deletéria do seu pensamento crie um cumulonimbus no salão?

Pois bem. Às vezes as normas de civilidade precisam ser cumpridas. Como dizem os franceses Noblesse Oblige.

Não foi por outro motivo que a ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha convidou o indiciado Lula da Silva para sua cerimônia de posse. Podem ter certeza. Cármen, com este gesto, tão somente demonstra educado reconhecimento por ter sido indicada por Lula da Silva à posição de ministra do STF.

O cerimonial da vida mundana, assim como dos salões diplomáticos, está repleto de casos semelhantes. Brabra Streisand teve que engulir a seco as indiretas de Elizabeth Taylor pelo seu Oscar em Funny Girl. Consta que Liz Taylor lhe perguntara por que ela com aquela voz toda precisava trabalhar como atriz. Barbra devolveu dizendo “Se eu possuísse seus lindos olhos violeta eu nem precisaria abrir a boca”.

A presença do indiciado em uma cerimônia do STF fica a anos-luz de distância do constrangimento que nossa querida Imperatriz Leopoldina era submetida pelo imperador Dom Pedro I, que a obrigava a compartilhar o mesmo espaço com a amante Domitila de Castro Canto e Melo, a Marquesa de Santos em eventos oficiais da corte. Nossa imperatriz, em público, sempre demonstrou com comportamento e atitudes por que era ela uma legítima descendente da Casa de Habsburgo.

Carmen Lúcia terá pela frente, enquanto se sentar na cadeira de Presidente do STF, tempo bastante para, através de seus atos, mostrar à Nação seu equilíbrio, caráter e destemor de magistrada na defesa da Lei e da Constituição.


Lula, permanecerá sendo o que sempre foi.  

posts parecidos

Política

Conectividade de A-Z

O CANAL PARA FALAR DA CONEXÃO HUMANA.

Aqui você tem voz. Pode contribuir, sugerir, criticar, propor temas, discutir e ampliar o escopo do Blog. Nossa conexão poderá fazer a diferença.