O BRASIL EM TEMPO REAL.



Vanalândia como todos sabem é o paraíso da desfaçatez e da corrupção. Vanalândia caiu ontem. É página virada. Tudo o mais que possa acontecer hoje e nos próximos dias desaguará no mesmo esgoto. Sem tratamento, é claro.

Também ontem, o Instituto Trata Brasil e a CEPAL (Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe) divulgaram a posição do país no ranking regional de coleta de esgoto. Somos o 11º da lista. Somente 49,8 % da nossa população se beneficia do saneamento básico.  No Chile são 93,6 %. No México, 88,4%. Até a Bolívia está melhor do que nós. O país de Evo Morales consegue coletar 63,1 % dos seus dejetos. Os dados são do SNIS – Sistema Nacional de Informação sobre Saneamento.

Se o país não tiver novos (e melhores) gestores públicos só atingiremos o índice de 93% em 2050. Veja que estamos falando de “coleta” e não de “tratamento”. Nesse caso, os números são absolutamente vergonhosos. Apenas três cidades brasileiras tratam 100% de seu esgoto: Limeira, Piracicaba e São José do Rio Preto. Todas no estado de São Paulo.

Outro dado estupefaciente também foi divulgado. O Índice Nacional de Perdas de Água na distribuição chega a inacreditáveis 36,7%! E você, claro, deve estar se perguntando:  o que foi feito dos impostos que são pagos em tudo o que produzimos e tocamos?

A OCDE – Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico acaba de publicar que somos o país latino americano que, de longe, suporta o mais elevado peso de recolhimento de impostos. Nossa carga tributária representa 33,4% do PIB. A média entre os 22 países pesquisados é de apenas 21,7%. A carga de impostos no México em relação ao PIB é de 19,5%. E lá, a população tem 88,4 % do seu esgoto coletado...

Também acaba de sair nos jornais que o Rio de Janeiro abandonou de vez o único legado importante para a saúde de sua população por ocasião das Olimpíadas deste ano. Nenhum dos grandes projetos ambientais será concluído. Outros, sequer começaram.




Os grampos da Polícia Federal que estão levando os cidadãos de bem a um ataque de nervos desnudam o que realmente importa para Lula, Dilma, Wagner, Paes e outros meliantes de menor coturno flagrados em sua essência verdadeira. Cairão todos. O Brasil que trabalha honestamente e paga seus impostos chegou ao seu limite de tolerância. Já não era sem tempo. 

posts parecidos

Política

Conectividade de A-Z

O CANAL PARA FALAR DA CONEXÃO HUMANA.

Aqui você tem voz. Pode contribuir, sugerir, criticar, propor temas, discutir e ampliar o escopo do Blog. Nossa conexão poderá fazer a diferença.