3 DE MARÇO DE 2016. O DIA DO INÍCIO DO FIM.

Hoje, eu havia preparado para meus leitores um texto leve sobre o desempenho surpreendente do município de Sobral-CE na educação de primeiro grau. Mas, uma bomba de nêutrons explodiu em Vanalândia. Todas as construções petistas viraram pó instantaneamente como sói acontecer quando uma bomba com esse poder de destruição é detonada.

O mérito é da revista Isto É. Por isso a liberdade de imprensa e opinião são tão temidos nos regimes totalitários.  Este Blog resume para você, caro leitor, os tópicos principais da reportagem que esmiúça a delação premiada do senador petista Delcídio Amaral.

01. Dilma atuou fortemente para manter na Petrobrás os diretores que operavam o Petrolão. Ela sabia de tudo.

02. Dilma usou seu poder para evitar a punição de corruptos e corruptores. Nomeou para o STJ o desembargador Marcelo Navarro que, em troca, prometeu votar pela liberdade de empreiteiros denunciados.

03. Lula tinha total conhecimento do propinoduto da Petrobrás.

04. Lula agiu direta e pessoalmente para barrar as investigações sendo o mandante do pagamento para a compra do silêncio de testemunhas.


05. Dilma tentou ,por três vezes, interferir na Lava Jato com o auxílio do ex-ministro J.E. Cardozo. Na terceira tentativa contou com o envolvimento do próprio Delcídio.

06. Dilma tinha pleno conhecimento de todo o processo de aquisição da refinaria de Pasadena e de seu superfaturamento de 792 milhões de dólares.

07. Dilma teve participação efetiva na nomeação de Nestor Cerveró para a diretoria da BR Distribuidora.

08. Lula foi o mandante dos pagamentos de cinco parcelas de R$ 50 mil à família de Cerveró.

09. Lula pediu expressamente ajuda a seu amigo José Carlos Bumlai que era por ele considerado o conselheiro da família.

10. Lula e Antônio Palocci (ex-ministro da Fazenda e da Casa Civil) articularam o pagamento (R$ 220 milhões) a Marcos Valério para que ele se calasse no processo do Mensalão.

11. Delcídio (ex- presidente da CPI dos Correios) testemunhou as tratativas ilícitas para a retirada dos nomes de Lula e seu filho Fábio Luís do relatório final da CPI (em acórdão celebrado com a oposição). Isso evitou a abertura de eventual pedido de impeachment de Lula.


12. Lula, por diversas vezes, pediu a Delcídio que agisse no sentido de evitar a convocação de Mauro Marcondes e sua mulher Cristina Mautoni para depor na CPI do Carf.


13. Na CPI dos Bingos (2006) Delcídio agiu para proteger Dilma já que uma das maiores operações de caixa 2 para a campanha da presidente em 2010 foi feita através do empresário Adir Assad, condenado no fim de 2015 por ser um dos operadores do esquema do Petrolão. 


Prometo voltar ao tema da Educação em Sobral. Há uma parte boa (majoritária) no país que ainda nos enche de esperança.

posts parecidos

Política

Conectividade de A-Z

O CANAL PARA FALAR DA CONEXÃO HUMANA.

Aqui você tem voz. Pode contribuir, sugerir, criticar, propor temas, discutir e ampliar o escopo do Blog. Nossa conexão poderá fazer a diferença.