NAS ASAS DA ÁSIA.



Desde Ícaro, voar tem sido o grande sonho dos humanos. Voar transcende. Quem não se lembra do fantástico tapete mágico das Mil e Uma Noites a transportar céus afora Aladins e Jasmines ?  O que dizer dos bons tempos da TAM (que não voltam mais) quando o seu CEO, Comandante Rolim (1942-2001), recebia os passageiros no tapete vermelho cuidadosamente postado defronte a escada de acesso?

O mundo tornou-se “low cost” e com ele veio uma infinidade de empresas que se superam na arte de transformar uma viagem aérea em um evento comandado por Freedy-A Hora do Pesadelo-Krueger.

Mas, apesar disso tudo ainda é possível flanar entre cumulus e nimbus, independentemente da tarifa paga, como hóspedes de um Shangri-La palpável. A última lista das Melhores Empresas Aéreas de 2015 não deixa dúvidas: a excelência no ar é asiática!

O britânico Ian Raymond em 16 de junho deste ano voou de Londres a Cingapura (via Doha) pela Qatar Airways. Diz ele: “Fiquei surpreendido com o conforto dos assentos, a TV em alta definição, a variedade de filmes, a comida esplêndida, a profusão de bebidas e claro, o serviço atencioso, eficiente, impecável. Definitivamente vou voltar a voar com a Qatar. Muito melhor do que a British Airways e ainda mais barato!”

Veja a lista das 100 melhores companhias aéreas do planeta de acordo com a World Airline Awards-2015. http://www.worldairlineawards.com/awards/world_airline_rating.html
Dentre o Top 10, oito são asiáticas e duas do oriente médio.

 Posição
Empresa
País
01
Qatar Airways
Catar
02
Singapore Airlines
Cingapura
03
Cathay Pacific Airways
Hong Kong
04
Turkisk Airlines
Turquia
05
Emirates
Dubai
06
Etihad Airways
Emirados Árabes
07
ANA – All Japan Airways
Japão
08
Garuda
Indonésia
09
Eva Air
Taiwan
10
Qantas Airways
Austrália

A mais bem classificada do ocidente foi a Lufthansa alemã em 12º lugar, atrás de outra asiática, a sul-coreana Asiana Airlines.
A British da terra de Mister Raymond, ficou na vigésima posição.
Nenhuma companhia estadunidense sequer ficou entre as 25. A melhor foi a Virgin America : número 26 do ranking.

Das latino-americanas a melhor situada foi a LAN  na trigésima segunda colocação. Nossa TAM ficou no desembarque remoto: taxiando na posição 51.

A pergunta óbvia é: O que estas empresas fazem diferente?
Melhor reportar-se às opiniões dos passageiros. É quase unanimidade a extrema qualidade dos serviços (em terra e ar) culminados com um primoroso atendimento ao cliente muito além do que existe no mercado. Claro que pesa também ,nessa equação, a milenar cultura voltada para o bem-estar e entretenimento do usuário.

Acrescento mais um item: Visão! Os asiáticos decidiram ser os melhores na aviação e ponto final. Tudo o que eles fazem visa a manutenção de uma posição que está se tornando praticamente inalcançável às empresas ocidentais assoladas por graves problemas de custo, gestão, margens exíguas e sindicatos ferozes.


Se você, caro leitor, almeja uma experiência inesquecível no ar, melhor ir nas asas dos asiáticos. 

posts parecidos

Cotidiano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para o desenvolvimento deste Blog. Desde já obrigado!

Conectividade de A-Z

O CANAL PARA FALAR DA CONEXÃO HUMANA.

Aqui você tem voz. Pode contribuir, sugerir, criticar, propor temas, discutir e ampliar o escopo do Blog. Nossa conexão poderá fazer a diferença.