PENA DE MORTE PARA POLÍTICO CHINÊS.

A honra do homem se corrompe quando se transforma em ambição imoderada e na ânsia pelo poder. A busca pela riqueza se transforma em avidez, avareza e ostentação despudorada de bens que leva à inveja e à revolta dos pobres.

Já postei isso antes. É um trecho de Platão (427a.C-347a.C) em sua famosa obra “A República”. Cada vez mais atual.

A corrupção é a mais perversa atividade em operação no planeta. É um dos mais hediondos crimes cometidos contra a humanidade. Você sabe o motivo: dinheiro que deveria ser usado em hospitais, na educação, no saneamento básico, na segurança ( para ficar com os casos mais óbvios) é desviado para os bolsos de bandidos sociais cuja ação não é muito diferente do meliante comum que assalta e mata o cidadão em nossas cidades.

 O Banco Mundial estima (por baixo) que a indústria da corrupção no planeta movimenta anualmente a estratosférica cifra de 1 trilhão de dólares http://web.worldbank.org

Desde 2012 o sítio brasileiro “Desviômetro” http://www.desviometro.com.br/  nos mostra a cada segundo o volume de recursos desviados no país tendo por base o estudo realizado pela Federação das Indústrias de São Paulo –FIEP “Corrupção: Custos Econômicos e Propostas de Combate”. No ano passado o “Desviômetro” cravou a cifra de R$ 96 bilhões surrupiados da população brasileira por meio da “corrupção, desfalque, falcatrua, negociata, traficância e velhacaria”. Esse montante é muito semelhante ao da Transparência Internacional  que informa ser o custo da corrupção no Brasil da ordem de 40 bilhões de dólares por ano.

Dentre as 177 nações avaliadas pela Transparência Internacional (organismo não governamental com sede em Berlim-Alemanha) em 2013, o Brasil aparece na posição 72 com  CPI (Corruption Perception Index - Índice de Percepção da Corrupção) igual a 42 (quanto mais próximo de 100, menos corrupto é o país; quanto mais próximo de 1 mais corrupto). Caímos três posições desde a última divulgação de 2012.

Dentre os países que compõem o BRIC, somos os menos corruptos. A poderosa China amarga a 80ª Posição (CPI=40); Índia 94ª/CPI=36 e a Rússia do déspota Putin ocupa o vergonhoso 127º lugar com CPI=28. 

Hoje, a internet trombeteou a notícia de que um político chinês Zhou Jianhua  foi condenado à morte por ter recebido mais de 1 milhão de dólares de suborno. O fato relevante é que Jianhua era o presidente do Comitê Permanente da Assembleia Popular da cidade de Xinyu, na província de Jiangxi, sul da China.

Pra você entender o que isso representa o sistema político chinês é composto de Assembleias Populares  de diversos níveis cujos representantes são eleitos direta ou indiretamente. O representante da assembleia popular de uma cidade ou província  é escolhido por eleição direta. É um tipo de prefeito e possui um mandato de cinco anos.

Apesar de muito comemorado na internet matar um corrupto não elimina a corrupção.  A única forma de combater a corrupção seja ela onde for é aperfeiçoar valores, critérios, procedimentos, políticas e leis que criam o arcabouço que chamamos de “instituições”. Na China, uma ditadura inexpugnável, é o partido comunista que define a seu bel prazer  como devem se comportar as “instituições”.

O atual presidente Xi Jinping está promovendo uma verdadeira cruzada anticorrupção por considerar que ela “ameaça a própria sobrevivência do Partido comunista Chinês”. Mas, como em toda ditadura sem liberdade de imprensa (como desejam alguns partidos brasileiros) as regras não valem para os que ocupam o topo da pirâmide do poder. Na China de hoje, o governo continua reprimindo ativistas que exigem que as autoridades chinesas divulguem seu patrimônio.

Internautas de todo o país opinaram sobre a notícia chinesa. Veja algumas das opiniões:

 De Cussatti
23/01/2014, 11h24

Enquanto na China eles condenam a morte quem é corrupto, aqui no Brasil o corrupto é protegido e ainda quando é preso tem trouxa que faz 'vaquinha' pra pagar a fiança do ladrão. Se você que está lendo o meu comentário é um dos que contribuiu com a tal da 'vaquinha', fique sabendo, você é um trouxa, um otário, pois foi o seu dinheiro que foi roubado, por causa de gente como você o país está assim. Se o corrupto está preso, é porque foi provado o crime, e se foi provado o crime, tem que cumprir a pena, e não ser solto.Erro ao processar exclusao

Pedro de Lara

23/01/2014, 11h19

Que inveja da justiça chinesa.spostaexcluir
Erro ao processar exclusao
Baby Sauro

23/01/2014, 11h18

Lá não tem os militontos pra pagar a multa do condenado, igual o petismo?
Molotov Flamejante

23/01/2014, 11h12

Pseudo esquerdistas do Brasil: por que não copiam o modelo do país co-irmão de vocês?00 resposta

Orlando A. Prado Neto

23/01/2014, 11h11

Se em um país que condena à morte seus corruptos e mesmo assim eles não acabam, fico imaginando no Brasil onde os corrupto têm seguidores e ainda acham que enganam o povo dizendo que recebem doações enquanto carregam dinheiro sujo na cueca.00 resposta
Erro ao processar exclusao
J. Ritter

23/01/2014, 11h10

Esta lei seria uma boa solução para o Brasil. Devemos copiar urgentemente esta lei da chinesa. O que é bom tem que se copiar sim!
Erro ao processar exclusao
Marcos A. da Silva

23/01/2014, 11h10

Se fosse no Brasill ele ganharia um ministério!
Francisco Gutierres

23/01/2014, 11h09

Se essa moda pega por aqui, o PT desaparece do mapa!rro ao processar exclusao
Erro ao processar exclusaoOscip Vida Nova

23/01/2014, 11h07

Vai que essa moda pegue aqui no Brasil, loguinho não teremos em quem votar ...

Os elementos nutricionais da corrupção são por demais conhecidos:

1. Falta de liberdade política (ditaduras e seus assemelhados são o fermento ideal)

2.Manter a população alijada do processo educacional

3.Perseguição e, melhor ainda, a extinção da imprensa independente

4. Inexistência de instituições (corruptos odeiam a Justiça e qualquer tipo de controle)

5. E por último, quase como consequência de tudo isso, uma sociedade apática e tolerante com essas práticas abjetas.

Somos nós a sociedade. Somos nós que não devemos conceder trégua à corrupção.  Os instrumentos vocês já conhecem... um deles chama-se “voto”.

Grande abraço!

posts parecidos

Política

Conectividade de A-Z

O CANAL PARA FALAR DA CONEXÃO HUMANA.

Aqui você tem voz. Pode contribuir, sugerir, criticar, propor temas, discutir e ampliar o escopo do Blog. Nossa conexão poderá fazer a diferença.