AS FANTÁSTICAS PROFISSÕES DO FUTURO

 
 
É difícil, sem um parâmetro, entender o que significam 2,5 quintilhões de bytes de dados. É esta cifra que o mundo gerou no ano de 2012. Isso é suficiente para escrever 1 bilhão de livros com 10 milhões de páginas cada!  Tudo leva a crer que, ao final de 2013, este número seja largamente superado.

A tecnologia da informação, sabemos, mudou a forma como nos organizamos, nos comunicamos e trabalhamos. Profissões jamais imaginadas anos atrás, hoje disputam talentos e mudam a cara das empresas em um mundo abarrotado de informações que precisam ser decodificadas abrindo a nova fronteira do “cientista de dados”.

A ciência por detrás de tanta informação disponível está finalmente tirando o trabalho de videntes, cartomantes, místicos, astrólogos, jogadores de búzio e outras categorias de adivinhos menos conceituadas.

Sim. Já existe a profissão de “futurologista”.  O britânico Ian Pearson, dono da empresa Futurizon ( http://www.futurizon.com/ ) e autor do best-seller You Tomorrow, se vangloria de acertar 85% de suas previsões realizadas em um horizonte de 10 anos, muito mais, segundo ele, que a média dos seus concorrentes charlatães cujas visões quase nunca ultrapassam um ano à frente.

O que Pearson faz é cruzar milhares de dados obtidos nos mais diversos ramos do conhecimento humano e criar cenários com as prováveis tendências. A boa notícia é que, segundo ele, o trabalho vai ficar muito mais humanizado, já que a tecnologia nos dispensará de tarefas aborrecidas deixando-nos com tempo livre para atividades que requerem criatividade, conectividade e sociabilidade.

Além da intrigante profissão de “Futurologista” outras não menos fascinantes farão parte do portfólio de atividades dessa nova sociedade mutante. Tomei a liberdade de ampliar algumas delas com base no artigo de capa da revista Galileu deste mês.

Profissão
Áreas do conhecimento
Responsabilidade
Gestor de Ecorrelações
Direito, Engenharia  Ambiental e Comunicação Social.
Cuidar das questões ambientais de empresas nas suas sua interrelação com a sociedade comunicando-se com acionistas, governo, consumidores e cidadãos.
Gestor de Conexão Virtual
Programação para Redes Sociais, Design,Comunicação.
Cuidar da imagem e da comunicação de empresas, organizações e instituições.
Gestor de Reciclagem
Química, Engenharia e Administração.
Cuidar do descarte e da reciclagem de todos os tipos de resíduos e detritos produzidos pela ação humana.
Gestor de Reposição de Órgãos
Biologia, Medicina,Engenharia, TI, Química.
Criação de órgãos para a reposição em seres humanos.
Gestor de Educação à Distância
Pedagogia, Psicologia e TI.
Cuidar do processo de aquisição de competências de milhares de alunos à distância.
Gestor de Qualidade de Vida
Psicologia, Nutrição, Comunicação, Economia.
Cuidar e prestar assessoria a centenas de pessoas nas áreas de saúde, finanças pessoais, lazer, cultura e até  relacionamentos.
Gestor de Cidades
Engenharia de transporte, Urbanismo, Arquitetura, Administração.
Cuidar de todos os aspectos ligados à mobilidade, ocupação urbana, construções e programação visual em cidades.

O futuro é  diverso, imponderável, mutante. Aprender é cada vez mais "desaprender" e "reaprender". E então? Pronto?

Grande abraço e um mundo novo para todos nós. O velho, já deu o que tinha que dar.
 

posts parecidos

Destaques

Conectividade de A-Z

O CANAL PARA FALAR DA CONEXÃO HUMANA.

Aqui você tem voz. Pode contribuir, sugerir, criticar, propor temas, discutir e ampliar o escopo do Blog. Nossa conexão poderá fazer a diferença.