QUEM LIDERA MELHOR: HOMENS OU MULHERES?


Com o crescimento exponencial das mulheres no mercado de trabalho essa é uma pergunta que não quer calar. Já discorremos aqui neste Blog que as mulheres possuem algumas das competências mais valorizadas no século 21: a inquestionável capacidade de desenvolver e manter relações e conexões interpessoais desenvolvidas ao longo de séculos e séculos de conversas tribais (as antecessoras remotas dos colóquios digitais de hoje).

Mulheres são melhores ouvintes. Mulheres compartilham melhor sentimentos. Mulheres cuidam melhor das pessoas. Mulheres  compreendem melhor as sutilezas dos relacionamentos. E esse é o padrão-ouro  para inúmeras atividades corporativas como vendas e atendimento ao cliente. Mas, o que dizer de áreas reconhecidamente dominadas pelos homens como planejamento, resolução de problemas e  estabelecimento de objetivos?

Você ficará surpreso com a recente pesquisa realizada  em 2011 e publicada em 2012 pelos consultores estadunidenses Jack Zender e Joseph Folkman. Eles ouviram mais de 7 mil pessoas de empresas públicas e privadas ao redor do mundo utilizando a conhecida ferramenta da “Avaliação 360 graus”.

De acordo com os autores, a maioria dos profissionais que ocupam cargos de liderança ainda são do sexo masculino e quanto mais elevada a posição maior a percentagem deles. No grupo da “Alta Gestão”, 68% dos integrantes são homens. No grupo logo abaixo, os homens representam 67% . No grupo a seguir, 60 % são homens e assim por diante. 

EFICÁCIA DA LIDERANÇA POR GÊNERO E POSIÇÃO EM PERCENTAGEM

POSIÇÃO AVALIADA
HOMENS
MULHERES
Alta Gestão Executiva e Gestores Sêniores
57,7
67,7
Gestores que se reportam à Alta Gestão e que supervisionam Gerentes Médios
48,9
56,2
Gerentes Médios
49,9
52,7
Supervisores, Coordenadores
52,5
52,6
Funcionários em geral
52,7
53,9
Outros
50,7
52,0
Total
51,3
55,1

 

Os pesquisadores levantaram o percentual por gênero de quem mais se destacava em cada uma das 16 competências de liderança. Veja os resultados.

COMPETÊNCIAS
HOMENS
MULHERES
Iniciativa
48
56
Autodesenvolvimento
48
55
Integridade e Honestidade
48
55
Orientação para Resultados
48
54
Desenvolvimento da equipe
48
54
Inspirar e Motivar
49
54
Construir Relações
49
54
Trabalho em Equipe
49
53
Estabelecer Objetivos
49
53
Gestão da Mudança
49
53
Resolução de Problemas
50
52
Comunicação
50
52
Criar conexões externas
50
51
Inovação
50
51
Conhecimento Técnico ou Profissional
50
51
Pensamento Estratégico
51
49

O único quesito no qual as mulheres estão abaixo dos homens ( e por muito pouco) é no “Pensamento Estratégico”.

Perguntadas sobre qual a razão desse fantástico desempenho a resposta dada por elas é velha conhecida de todos:

“ Nós, mulheres, temos que trabalhar mais e melhor para sermos reconhecidas em um mundo corporativo predominantemente masculino”.

“ Nós sentimos uma pressão constante para nunca cometer erros e provar continuamente nosso valor na organização”.

Você que me lê, se for homem, saiba que vai precisar desenvolver muito mais do que imagina as competências humanas da comunicação, relacionamento, conexão e desenvolvimento de equipes. Em uma época onde os produtos estão virando commodities o verdadeiro diferencial de empresas e marcas estrará ancorado na sutileza das percepções emocionais. Nisso as mulheres estão dando de goleada...
Grande abraço!

posts parecidos

Conectividade de A-Z

O CANAL PARA FALAR DA CONEXÃO HUMANA.

Aqui você tem voz. Pode contribuir, sugerir, criticar, propor temas, discutir e ampliar o escopo do Blog. Nossa conexão poderá fazer a diferença.