OS ESLOVENOS QUE CANTAM EM PORTUGUÊS.


A Eslovênia é um país do leste europeu pouco conhecido dos brasileiros. Mais conhecido, certamente, é o nome do antigo país – a Iugoslávia- que na verdade era uma verdadeira colcha de retalhos geopolítica formada pelos retalhos da Sérvia, Croácia, Montenegro, Bósnia –Herzegovina, Macedônia e a própria Eslovênia.

Desde 1990, a Eslovênia é uma república independente. Em 2004 passou a fazer parte da União Europeia.

Os índices socioeconômicos são invejáveis. O IDH (índice de Desenvolvimento Humano) é 0,892 o 22º do planeta. O nosso patina em 0,730 e nos coloca na desoladora 85ª posição.  O país tem apenas 2 milhões de habitantes com PIB de 50 bilhões de dólares e renda per capita em torno de 25.000 dólares. A nossa é de 11.300.

Liubliana, a capital cujo nome vem do rio Liubliânica que corta a cidade.

Na Eslovênia fala-se o Esloveno um idioma eslavo.  Em Esloveno “gol” quer dizer “nu” em Português. “Bolha” é “pulga”. “Bruno” é “viga. A língua é repleta de sonoridades.

Bem, vamos ao que interessa. Na Eslovênia tem um grupo musical que canta nossas melhores músicas em um Português perfeito!

É o Perpetuum Jazzile autodenominado “Vocal Ecstasy”. Não poderia ser mais apropriado.

Surpreenda-se com eles.
 
 
 
 
 

posts parecidos

Conectividade de A-Z

O CANAL PARA FALAR DA CONEXÃO HUMANA.

Aqui você tem voz. Pode contribuir, sugerir, criticar, propor temas, discutir e ampliar o escopo do Blog. Nossa conexão poderá fazer a diferença.