DISSEMINAR IDEIAS É MUDAR O MUNDO!



Quer saber como afugentar leões famintos? Ou por que os germes dominam o mundo? Talvez você queira descobrir o que leva alguém a fantasiar-se de estátua como meio de vida...

Tá tudo no TED. Não. Não é aquele procedimento bancário de transferência eletrônica de dinheiro. É outro TED. Uma fundação sem fins lucrativos dedicada à disseminação de ideias através de disputadíssimas conferências da qual participam algumas das melhores cabeças da atualidade.

Esse TED é formado pelas iniciais das palavras inglesas Technology, Entertainment e Design. Isso porque desde sua constituição em 1984, o grupo que deu origem ao TED era formado por expoentes das áreas de tecnologia da informação, do entretenimento e do design.  

Para você ter uma noção do nível dessas conferências -aliás, palestras que não duram mais que 18 minutos- os palestrantes ( Bill Clinton, Bill Gates, o finado Steve Jobs e diversos ganhadores de Prêmio Nobel ) se esmeram não só nos conteúdos mas,  sobretudo na “forma” que costuma fazer jus ao “E” de entretenimento, ou seja: são simplesmente espetaculares.

 As palestras estão disponíveis traduzidas em Português. Para acessá-las basta ir ao endereço  http://www.ted.com/translate/languages/pt-br.

A  importância dos conteúdos gerados pelo TED fez com que um verdadeiro batalhão de tradutores  ao redor do planeta se dispusesse a verter para sua língua de origem, gratuitamente, as palestras mais solicitadas.

Não é fácil nem barato participar de uma das três conferências anuais que acontecem no Canadá (Vancouver) e Escócia (Edimburgo). Primeiro você tem que se candidatar disputando vaga com milhares de currículos. Depois você deve dispor de pelo menos 7.500 dólares apenas para pagar a taxa de inscrição ( fora as despesas de viagem e hospedagem, é claro).

Tudo o que conheço do TED foi pela  internet. Lá você vai entender porque a missão da instituição é mudar o mundo através das ideias. Vale a pena !

Além dos eventos oficiais globais, existe uma ramificação denominada TEDx na qual comunidades ao redor do mundo discutem temas que lhe são relevantes. O Brasil está na rota. No ano passado uma das reuniões do TEDx foi realizada em Fortaleza. Neste ano, a temporada brasileira abrirá em 24 de abril próximo com o evento “Inspirando Conexões” ( Belo Horizonte teatro da faculdade de engenharia da UFMG).

A seguir, apresento-lhe  duas palestras  do TED pra você começar sua semana conectado e inspirado.

Grande abraço!
 
 

 
 
 

posts parecidos

Conectividade de A-Z

O CANAL PARA FALAR DA CONEXÃO HUMANA.

Aqui você tem voz. Pode contribuir, sugerir, criticar, propor temas, discutir e ampliar o escopo do Blog. Nossa conexão poderá fazer a diferença.