OS MELHORES CEO’s DO PLANETA


 
 
Listas de “Melhores e Maiores” já são uma tradição no mundo corporativo.
A Harvard Business Review em sua edição de janeiro/2013 publica a lista dos 100 melhores CEO’s (do inglês Chief Executive Officer, ou Executivo Chefe) do planeta baseado nos seguintes critérios:
a. Geração de valor comprovado a longo prazo para suas empresas
b. O período avaliado é o mandato completo do executivo (do primeiro ao último dia)
c. As empresas analisadas devem abranger atividades globais
d. O desempenho medido é o “financeiro” (retorno ao acionista ao longo do período e aumento no valor de mercado).

A amostra final era composta de 3.143 presidentes de 1.862 empresas representando 64 nacionalidades diferentes e 37 países.
Na média, estes CEO’s entregaram aos acionistas um retorno de 1.385% durante o seu mandato e catapultaram em cerca de 40 bilhões de dólares o valor de mercado de suas empresas.
O estudo foi realizado por  Morten T.Hansen, catedrático da Universidade de Berkeley na Califórnia e do INSEAD na França. Herminia Ibarra catedrática de Liderança e Aprendizagem e Comportamento Empresarial –INSEAD-França. Urs Peyer, catedrático de Finanças –INSEAD-França.
O elemento mais impactante desta pesquisa é o fato de que dentre os 100 melhores do planeta figuram nove brasileiros. O país mais contemplado é os Estados Unidos com 34, seguido pela Grã Bretanha com 12. O Brasil vem logo a seguir em terceiro lugar.
Dos países que formam o BRIC quem mais se aproxima de nós é a Índia com 8 executivos. China e Rússia possuem 3 e 2 respectivamente.
Ganhamos disparado de nossos competidores latino-americanos : México tem 2, Argentina e Chile 1 cada.
Super-stars da tecnologia como Japão  e Coréia do Sul  entram na lista com números modestos: 3 nomes nipônicos e apenas um sul-coreano.
A lista é fortemente masculina já que tão somente duas mulheres estão no rol dos 100 melhores : Margaret Whitman (eBay-EUA) na nona colocação e Dong Mingzhu (Gree Electric Appliances-China) na posição 98.

A área mais profícua em CEO´s estrelados é a de “Energia” com 15. A área de “Insumos Básicos” (como a nossa Vale) traz 13 executivos. Bens de Consumo ,12. Bens de Capital, 11. A reluzente TI ocupa a quarta colocação empatada com a área de Saúde (ambas com 9 executivos).

É melancólico perceber que áreas outrora pujantes como “Automotiva” e “Transporte” estão na rabeira. Aparecem apenas na lista a notória Hyundai e a Air China, cada uma delas com um executivo apenas.

O número 1 é o finado Steve Jobs (quando a pesquisa foi iniciada ele ainda estava à frente da Apple). Seus resultados: retorno ao acionista de  6.621% no período 1997-2011 e variação no valor de mercado da companhia de +359 bilhões de dólares.

O número 2 é o grande chefe da Amazon.com o careca com ar de alienígena Jeffrey Bezos. Ninguém entregou mais retorno ao acionista do que ele: estratosféricos 12.266 % de 1996 até 2012 com variação no valor de mercado de +111 bilhões de dólares.

O número 3 é Yun Jong-Yong da Samsung. O número 4, é o nosso Roger Agnelli da Vale (período 2001-2011).

Veja a relação completa dos brasileiros:

POSIÇÃO
NOME
EMPRESA
4ª.
Roger Agnelli
VALE
11ª.
Maurício Novis Botelho
EMBRAER
24ª.
Renato Alves Vale
CCR
26ª.
Djalma Bastos de Morais
CEMIG
29ª.
Manoel Arlindo Torres
TRACTEBEL
61ª.
Benjamin Steinbruch
CSN
63ª.
Miguel Gutierrez
Lojas Americanas
70ª.
João Maurício Neves
AMBEV
75ª.
Pedro Wongtschowski
ULTRAPAR

 
Para mais informações acesse:
Em tempo:

A Revista Veja desta semana publica matéria sobre a compra da  tradicionalíssima empresa de alimentos (ketchup) Heinz pelos executivos da AMBEV que já haviam comprado a Budweiser e o Burger King.

Pelo menos na área de empreendedorismo e da gestão organizacional os brasileiros estão se colocando entre os melhores do mundo.

Enquanto isso , os políticos brasileiros nos envergonham e a gestão pública arrasta em sua inglória trajetória toneladas de ineficiência, mal-feitos e falta de visão.

Desejo a todos uma exelente semana!

posts parecidos

Destaques

Conectividade de A-Z

O CANAL PARA FALAR DA CONEXÃO HUMANA.

Aqui você tem voz. Pode contribuir, sugerir, criticar, propor temas, discutir e ampliar o escopo do Blog. Nossa conexão poderá fazer a diferença.