O INFERNO É AQUI. DE "SALVE JORGE" À TRAGÉDIA DE SANTA MARIA.





O Hades é um dos muitos nomes do inferno. Quando o florentino Dante Alighieri (1265-1321) escreveu "A Divina Comédia", tratou de deixar claro que na porta da instituição havia uma faixa dizendo "Vós que entrais deixai fora todas as esperanças".


Com o tempo, os gestores do inferno, todos executivos bem sucedidos no mundo financeiro, político e do show business e com larga experiência na criação de crises internacionais e hecatombes sociais passaram a bolar alguns atrativos a mais para recrutar colaboradores (sim, também lá este jargão é utilizado, mas por trás deste eufemismo eles são mesmo  simples  empregados sem outra possibilidade de carreira  que não seja a subserviência imediata  pura e simples). 


Como todos sabem, no inferno não há clima para elocubrações filosóficas ( a própria temperatura não é propícia  aos devaneios desta ciência que não prescinde do necessário clima temperado para seu adensamento).


Também lá, a moral e ética na forma como Kant -o filósofo alemão Immanuel Kant (1724-1804)- as definiu não encontram eco em qualquer de seus círculos concêntricos (diz Dante que são nove...).


Rebitada na parede do hall de entrada em vermelho carmim todos podem ler em letras flamejantes a missão, visão e os valores da instituição (na paleta de cores dos interior designers infernais não há lugar para cores pastel).
 
A recepcionista de lá fez um curso intensivo de conectividade emocional e perscruta num lance d'olhos os pensamentos mais recônditos dos new comers.

Enquanto os novos associados preenchem alguns dados básicos na tela 3D sensível ao toque ,no monitor ligado às redes de TV do planeta passa os próximos capítulos de "Salve Jorge" que está dando alto IBOPE por lá não obstante ostentar no título o nome de uma persona non grata.
 
Mas quem há de resistir à crueldade canastrosa de uma Lívia que carrega na bolsa uma injeção letal para as carótidas desavisadas? Ou, quem há de não gargalhar com a estultície de uma Morena que  confunde uma vilã óbvia com sua santa protetora e provável futura coach? 
 
A Lucimar (mãe da Morena) namorando o bandido braço direito da vilã tomando-o por um trabalhador honesto e bem intencionado mesmo carregando no rosto os trejeitos mais comezinhos de ruindade e desfaçatez está sendo usada para o treinamento atitudinal para as novas hostes de Cérbero (cão monstruoso de três cabeças, guardião da entrada do inferno).
 
Isso é o que dá a repetição ad nauseam de uma fórmula antiga e desgastada. A novela de Glória Perez é uma lição do que pode acontecer às empresas que preferem a comodidade do mesmismo às incertezas dos projetos inovadores.
 
Lembra de "A Favorita"? Quando nem eu nem você nem o Brasil suspeitava que a verdadeira vilã era a recatada Flora (numa interpretação precisa de Patrícia Pillar)? Nem precisamos falar da dupla Carminha / Nina de "Avenida Brasil" ( a primeira, superstar absoluta nas hostes de Lúcifer).

O inferno está cheio de bem intencionados como você já ouviu dezenas de vezes... Não é lá o lugar ideal para um Genoíno que se autoisenta de culpa por ter tido um passado de glórias? Talvez não, pois os executivos sêniors do capeta não toleram fracotes dissimulados. Já o Zé Dirceu teria vaga assegurada. 

Bem, você já deve ter percebido que este texto está um caos completo. Acho que por influência de Caronte (o barqueiro que transporta os destinados aos abismos pelos rios Estige e Aqueronte divisores dos mundos dos vivos e dos mortos).

Uma coisa é certa:o inferno é aqui mesmo como sabemos há séculos. 

Mauro Hoffman e Elissandro Spohr os proprietários da boate Kiss (em última análise os responsáveis pela estúpida morte de 233 jovens aprisionados em sua sala infernal)  estão na recruiting list do Hades.

Deverão dar assessoria na instalação de saídas de emergência para os salões onde eles realizam workshops.

Lá como você já sabe: "Vós que entrais deixai fora todas as esperanças".

Enviemos nossas melhores vibrações de paz aos familiares deste jovens mártires de Santa Maria.


Desejo a todos a melhor semana que merecermos.

Grande abraço.





 




posts parecidos

Destaques

Conectividade de A-Z

O CANAL PARA FALAR DA CONEXÃO HUMANA.

Aqui você tem voz. Pode contribuir, sugerir, criticar, propor temas, discutir e ampliar o escopo do Blog. Nossa conexão poderá fazer a diferença.