OS POLÍTICOS DA SUÉCIA SÃO O NOSSO SONHO DE CONSUMO!


A Suécia é um país fantástico que fica no norte do mundo tocando o círculo polar ártico. A maioria dos brasileiros tem uma vaga noção sobre este país e muitos o confundem com a Suíça. Conheço bem a Suécia. Trabalhei 24 anos na Volvo do Brasil em Curitiba e tive o privilégio de visitar diversas vezes o país por causa de demandas profissionais.

  A capital, Estocolmo, 2 milhões de habitantes.
Considero a  Suécia  um dos mais civilizados e adiantados países do mundo.  Em qualquer  ranking mundial sério , seja sobre qualidade de vida , inovação ou ética na política e negócios,  lá está a Suécia entre os dez primeiros lugares. Segundo a Economist Intelligence Unit  o país  ocupa a primeira colocação no “Índice de Democracia”. Em “Inovação” é o 2º ( Global Innovation Index 2012 da INSEAD). O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) aponta a Suécia em 10º com 0,904. Pra você ter uma ideia, o 1º lugar, a Noruega, tem índice 0,943.
A Suécia é o terceiro país mais competitivo do planeta de acordo com o World Economic Forum criador do ranking Global Competitiveness 2011-2012.
Sua renda per capita é de U$ 41.447,00 (dados do World Bank) a 12º maior do mundo.
Instituições sólidas, educação de primeira e excelência tecnológica transformaram a Suécia em uma potência industrial com empresas de classe mundial tais como: Volvo, Electrolux, Ericsson, IKEA, Scania, Atlas Copco, SKF, Sandvik entre outras.
E isso não ocorreu por acaso. O país, que oficialmente é uma monarquia constitucional, na verdade é uma democracia dirigida por um parlamento escolhido pelo voto o qual indica um Primeiro-Ministro, o executivo-chefe da nação.  A gestão pública da Suécia é o sonho de consumo de nações que, como a nossa, patinam há décadas em uma estrada tortuosa de privilégios odiosos, desmandos administrativos e vergonhosa corrupção.
Até a década de 1990, os parlamentares suecos nem sequer possuíam apartamentos funcionais. Eles dormiam em sofás-camas instalados nos próprios gabinetes de trabalho.
Atualmente esta situação é outra: os deputados possuem um apartamento de 40 metros quadrados (é isso mesmo que você leu) sem direito a ter secretária ou assessores de qualquer espécie. Veja que coisa! Nenhum apartamento funcional possui máquina de lavar. A lavanderia é comunitária e os parlamentares precisam marcar hora para o asseio de suas roupas. Ah! Eles também não possuem carro com motorista.
A residência oficial do Primeiro Ministro possui 300 metros quadrados de área. Detalhe: ele não dispõe de empregados para cuidar dos afazeres domésticos e tem que se virar sozinho.
Tudo isso parece um delírio ou na melhor das hipóteses um sonho inalcançável principalmente para nossa sociedade que ainda se pauta por valores cristalizados na lava corrente do vulcão da ganância, da desigualdade e de práticas amorais.
Na postagem anterior concluímos tristemente que somos uma nação de sonegadores. Analisando o exemplo sueco percebemos que ainda estamos na idade da pedra lascada do desenvolvimento político e social.  
Enquanto nossa sociedade continuar aceitando foros privilegiados, patrimônios incompatíveis com a renda, caixa dois, laranjas, liberdade após cumprimento de um sexto da pena, carga tributária escorchante, universidade pública gratuita para os ricos, partidos políticos de fachada, aposentadoria integral para funcionários públicos, prisão especial para diplomados, 20 assessores comissionados por parlamentar sem concurso público, 60 dias de férias forenses... e toda sorte de acertos paroquiais indecentes e costumes arcaicos que nos levam às trevas do atraso , estaremos a anos-luz do modelo sueco.  

O que você tem feito pra mudar isso? Votar certo é um bom começo.

Tabela Comparativa de Indicadores Estratégicos Brasil x Suécia.

 

DESCRIÇÃO

SUÉCIA

BRASIL

1

PIB (US$)

538,1 Bilhões

2,4 Trilhões

2

Renda/Capita US$ (Posição Mundial)

 41.447,00 (12º)

 11.769,00 (74º)

3

Expectativa de Vida (anos)

81

73

4

IDH (Posição Mundial)

0.904 (10º)

0,807 (84º)

5

Mortalidade Infantil (%)

2,9

20,2

6

Pop. abaixo da linha de pobreza (%)

0

26

7

Alfabetização (%)

99,0

88,6

8

Saneamento Básico

100%

44%

9

População que usa internet (%)

92%

34,8%

10

Índice de Percepção de Corrupção*

9,3 (4º de 183)

3,8 (73º de 183)

11

Ranking Global de Inovação

2º Lugar

58º Lugar

12

Investimento em Educação (% do PIB)

6,6

5,1
* Quanto mais próximo de 10 menos corrupto é o país. Quanto mais próximo de 1 mais corrupto é o país.
Veja este vídeo incrível sobre os políticos suecos.




De brinde pra você:
                                                O “Hall da Fama“ sueco.

                                         Volvo XC60


                                          Design Sueco

                                        
                                          ABBA


                                          Ingrid Bergman em "Casablanca".


                                         Ingmar Bergman diretor de "Morangos Silvestres" e outros cult.


                                        Anita Ekberg em "La Dolce Vita", clássico de Fellini


Grande abraço e excelente fim-de-semana.



 

posts parecidos

Política

Conectividade de A-Z

O CANAL PARA FALAR DA CONEXÃO HUMANA.

Aqui você tem voz. Pode contribuir, sugerir, criticar, propor temas, discutir e ampliar o escopo do Blog. Nossa conexão poderá fazer a diferença.