TUDO COMEÇA PELA MARCA...


 Alina Wheeler e Joel Katz em seu inovador livro Brand Atlas dizem com muita propriedade: “ BRAND PRINCIPLES ARE DURABLE BUT BRAND DYNAMICS ARE CHANGEABLE”. Ou seja: os princípios que norteiam uma marca são (e devem ser) duráveis, mas a dinâmica de uma marca é mutável.

Branding é o que dizem de você quando você não está presente”.  Jeff Bezos (1964-) - CEO da Amazon.com
Branding ou “Gestão da Marca” é algo recente.  A maioria das empresas nacionais tem um entendimento superficial do que seja isso. O Branding  ainda é algo restrito às grandes corporações que possuem uma  visão “globalizada” de seu negócio.
Para a maioria das empresas “marca” é a identificação visual que se coloca na fachada e nos meios de comunicação com o mercado.  “Marca” é algo restrito ao departamento de marketing ou agência de propaganda. Isto pertence ao passado. Hoje, a marca é o ativo mais importante de uma empresa. A marca é a identidade da empresa. 
 Segundo Philip Kotler (1931-), professor da Kellog School of Management e autor renomado de diversas obras acadêmicas, “marca não é o que uma empresa vende é o que uma empresa é”. Deste modo, é a marca o principal ativo da empresa. Em seu livro, Gestão de Marcas em Mercados B2B, Kotler eleva o Branding à categoria de “investimento voltado à criação de ativos de longo-prazo”.

Para que a gestão de marca funcione é preciso que a empresa toda, a partir de sua alta direção entenda o que realmente significa sua marca. O Branding passa a ser, desta forma, a principal preocupação dos gestores da empresa já que tudo o que se faz nela tem o potencial de afetar a marca positiva ou negativamente.
O Branding é uma atividade multidisciplinar por excelência, única forma possível de construir, desenvolver e manter a imagem corporativa em seus variados aspectos, cenários e públicos.
A gestão de marca é o processo a partir do qual a missão, visão, valores e objetivos estratégicos de uma empresa tornam-se reais entregando aos seus diversos stakeholders (clientes, fornecedores, colaboradores, parceiros de negócio, sociedade, etc.) um ”valor” único, autêntico e permanente. 
As marcas comunicam constantemente sua visão de mundo ao mercado. As empresas, assim como as pessoas, possuem uma personalidade que as identifica. Esta personalidade molda “o jeito de ser” da empresa  o que, em última análise, reflete a cultura existente na organização.

As marcas têm o incrível poder de criar vínculos através de suas promessas. As marcas de sucesso se conectam com seus clientes de tal modo que criam neles o senso de comunidade. Mesmo no ambiente atual em que fica cada vez mais difícil conseguir a fidelidade de clientes, algumas marcas extrapolaram seus limites e se tornaram verdadeiros ícones imunes a modismos, crises e mudanças de comportamento. O segredo? Reinventar-se sempre!

Qual é a “Promessa da Marca” de sua empresa?
 Leia com atenção o que está escrito logo abaixo de sua marca, com a força de uma assinatura a avalizar sua forma de se relacionar com o cliente. É isso que você comunica ao mercado e à sociedade. É assim que sua empresa pretende se diferenciar  em um ambiente de negócio cada vez mais competitivo e padronizado.
A promessa da marca deve ser a base para todas as ações estratégicas corporativas. E isso vai muito além do marketing e das táticas promocionais. Sua promessa de marca deve ser o guia para o seu ambiente de trabalho, o comportamento e a atitude de toda a sua equipe – das funções mais simples às mais complexas.
Sua promessa de marca deve nortear a estratégia que sua empresa adota para atrair, desenvolver e reter talentos.
Sua promessa de marca deve ser o moto inspirador para a gestão de seus processos.
Sua promessa de marca deve constar no topo de seus programas de treinamento, capacitação ou desenvolvimento.
E você, gestor, quanto mais alto subir na hierarquia organizacional, mais terá como responsabilidade primal, ser o guardião de sua promessa de marca. Simples? Não. É algo extremamente complexo , desgastante e desafiador. Afinal, a marca é tudo o que você tem!
Reflita se sua marca significa para seu cliente:  

+ Conexão
+ Soluções
-Problemas
-Perda de Tempo
+Praticidade
+Comodidade
+Prazer em Comprar
+Compreensão
+Paciência
+Disponibilidade
+Personalização
+Qualidade
-Burocracia
+Oportunidades
+Escolhas
+Humanismo
+Influência
+Responsabilidade
+Compromisso
+Confiança
+Integridade
+Criatividade
+Inovação
+Relacionamento


Você pode ampliar a lista...
Excelente final de semana que se anuncia.... Divirta-se!


De brinde pra você: AS 10 MARCAS MAIS VALIOSAS DO MUNDO - 2012.

posts parecidos

Destaques

Conectividade de A-Z

O CANAL PARA FALAR DA CONEXÃO HUMANA.

Aqui você tem voz. Pode contribuir, sugerir, criticar, propor temas, discutir e ampliar o escopo do Blog. Nossa conexão poderá fazer a diferença.