O QUE AS PESSOAS QUEREM (INCLUSIVE SEUS CLIENTES) É TER SUCESSO!

Se você não gosta do que faz como convencer seus clientes a comprar de você?
Isso parece óbvio, mas o mundo está cheio de pessoas que transmitem o seu desgosto com aquilo que fazem para os outros. Sofrem a mulher, o marido, os filhos, os colegas, o chefe e, principalmente, os clientes.

Gostar do que se faz é apenas o começo. Os profissionais de sucesso não simplesmente gostam, eles têm verdadeira paixão pelo que fazem. 
Para eles, trabalho e prazer é a mesma coisa.  Trabalho é diversão. Trabalho é crescimento. Trabalho é descoberta. Trabalho é contagiar o mundo ao seu redor com suas ideias.

Para eles, o melhor disso tudo é ver-se um pouco responsável pelo sucesso de seus clientes  o que por sua vez gera o sucesso de uma comunidade que conduz ao sucesso de uma sociedade inteira.  É assim que a roda do progresso se move.


SATISFAÇÃO X SUCESSO. 

Trabalhar com o conceito de sucesso é totalmente diferente de trabalhar com o conceito de satisfação. A “satisfação de necessidades”, hoje, é apenas um pré-requisito para assegurar o início do relacionamento comercial.

 Ancorar a venda de um produto ou a prestação de um serviço somente na satisfação de necessidades é mais ou menos como tentar sustentar um casamento apenas no que se tem à mesa ou na cama. Ocorre que a satisfação é um “alvo móvel”. Aquilo que nos satisfazia ontem não mais nos satisfaz hoje. O que dizer dos telefones celulares que mudam a cada seis meses fazendo-nos abandonar tecnologias que até então eram consideradas as mais avançadas?


Para prover o que os clientes do século 21  desejam é preciso migrar do conceito de “satisfação” para o de “sucesso”. Satisfação diz respeito ao “curto prazo”.
É como um orgasmo que ao ser atingido nos conduz ao estado de torpor.

Como dizia  um dos mais importantes gurus da atualidade Philip Kotler “Servir o cliente visando a sua satisfação não necessariamente fará dele um cliente satisfeito” 

Uma vez me hospedei no Hotel Blue Tree de Fortaleza. Ia dar um curso para um grupo de executivos. Abri minha mala e descobri que havia esquecido de trazer o sapato social. Tinha só o par de tênis que estava nos meus pés. Era domingo à noite. As lojas estavam fechadas. Contei o caso ao atendente da recepção. Ele mais do que depressa me perguntou: “Que número o senhor calça?” Respondi: 40. Ele disse: “Calçamos o mesmo número, estou com sapatos sociais pretos. Veja se fica bem no senhor... Me empresta seu tênis que eu lhe empresto meus sapatos”.

Jamais esqueci este verdadeiro exemplo de “compromisso com o sucesso do cliente”.

Muito mais do que minha eventual satisfação com a hospedagem o funcionário do hotel estava preocupado com o sucesso do meu trabalho. Isto faz toda a diferença.

Sucesso é como o amor: uma sensação incomparável que se deseja perpetuar.

Satisfação se obtém através do uso. Sucesso se obtém através do compromisso.


Satisfação
Sucesso
  • Alvo Móvel
  • Alvo Fixo
  • Curto Prazo
  • Longo Prazo
  • Passageira
  • Duradouro
  • Superficial
  • Profundo
  • Relação de Interesse
  • Relação de Parceria
  • Não cria vínculo
  • Cria vínculo
  • Flerte
  • Casamento

 Estar orientado para o sucesso de seus clientes é desenvolver relações forte, honestas, duradouras e vantajosas para ambas as partes. 

A filosofia do “sucesso” parte do princípio de que todos se beneficiem da relação comercial e que ela seja o ponto de partida para algo muito mais gratificante.

Pense nisso: seu sucesso como profissional de qualquer área vai  depender do sucesso de seus clientes.

Desejo a todos uma excelente semana!

posts parecidos

Destaques

Conectividade de A-Z

O CANAL PARA FALAR DA CONEXÃO HUMANA.

Aqui você tem voz. Pode contribuir, sugerir, criticar, propor temas, discutir e ampliar o escopo do Blog. Nossa conexão poderá fazer a diferença.