EU, VOCÊ E A CORRUPÇÃO NO BRASIL - PARTE 2. (SEM A PRESIDENTE DILMA, DESTA VEZ)

O Brasil melhorou um pouco seu índice de percepção de corrupção do setor público. Na pesquisa realizada pela Transparência Internacional em 2010 passamos do 17º. lugar  ( da pesquisa de 2008 /Nota 7,4) para o 14º. (Nota 7,7). Apesar do pequeno progresso, deixamos para trás Itália com a qual estávamos empatados e Hong Kong, África do Sul e Taiwan que estavam na posição imediatamente anterior à nossa.

Subir três posições significa que estamos progredindo, embora na velocidade menor do que certamente todos gostaríamos. Nenhum país ganhou nota 10. Os melhores do ranking são Suíça e Holanda com nota 8,8 que deixaram ligeiramente para trás Bélgica e Canadá ,os campeões de 2008. China , Rússia e Índia continuam na rabeira o que nos posiciona como o melhor do BRIC.

Esta pesquisa, é realizada a cada dois anos e para isso a Transparência Internacional ouve 3 mil executivos em todo o mundo. Advinhe qual é o setor mais sujeito à corrupção no mundo?
Acertou quem respondeu Construção Civil/Obras Públicas.

Só não esqueça de uma coisa: para haver corrupção é preciso duas partes - corruptor e corrompido. Se o corrompido (políticos, funcionários públicos e seus prepostos) for denunciado, o esquema não prospera.
 Por que as empresas que fazem negócios com o governo não agem eticamente? A resposta é simples. A sociedade (eu, você e a torcida do Flamengo, Corinthians ou Arapiraca F.C.) tem a corrupção como  prática aceitável.

A coisa só muda se a sociedade mudar. ( Eu , pessoalmente, sou radicalmente contra a corrupção e pretendo fazer a minha parte como cidadão, mas sei que poderia fazer mais).
Recebi de uma seguidora ( Sílvia Ribeiro. Obrigado! Sílvia ) um material que está circulando na internet espanhola. O material concita os cidadãos daquele país a boicotar as eleições até que os políticos renunciem às suas regalias. Veja alguma delas:

1. Aposentadoria após 7 anos de mandato com direito a  vencimentos integrais e vitalícios.  O cidadão comum precisa trabalhar 35 anos e não tem vencimentos integrais. A pensão máxima na Espanha é de 35 mil Euros anuais enquanto a dos políticos chega a 74 mil Euros/ano.

2. A retenção de impostos sobre a aposentadoria dos políticos é de 4,5%. (Não consegui obter a cifra para os cidadãos comuns mas estou certo de que é maior).

3. O presidente espanhol tem férias integralmente pagas pelos cofres públicos e isso inclui seu séquito de 100 pessoas , durante 3 semanas.

E você achava que nós éramos os únicos, não é?

Sou contra boicotar eleições. Não creio que isso funcione. Pelo contrário, os mal-intencionados são muito mais aguerridos e organizados do que os bem-intencionados e só fariam aqueles avançarem ainda mais.

 Dizer que “mal-feitos” só ocorrem no Brasil é de uma infantilidade constrangedora. O que os outros países que admiramos fazem para coibir a corrupção é muito simples: SUA SOCIEDADE NÃO TOLERA PRÁTICAS ANTI-ÉTICAS, AS LEIS SÃO SEVERAS E SUA APLICAÇÃO INQUESTIONÁVEL E RÁPIDA.  É uma questão de comportamento social responsável ligado a instituições que dão respaldo a este comportamento - conquistas demoradas e complexas.

Tudo o mais é irrelevante como a briga entre Zezé de Camargo e Luciano.


Se você tem interesse no tema, veja esta entrevista da Folha de São Paulo em 04.09.2011 com dois dos mais respeitados articulistas do jornal : Clóvis Rossi e Fernando de Barros e Silva.

posts parecidos

Destaques

Conectividade de A-Z

O CANAL PARA FALAR DA CONEXÃO HUMANA.

Aqui você tem voz. Pode contribuir, sugerir, criticar, propor temas, discutir e ampliar o escopo do Blog. Nossa conexão poderá fazer a diferença.