Subir três posições significa que estamos progredindo, embora na velocidade menor do que certamente todos gostaríamos. Nenhum país ganhou nota 10. Os melhores do ranking são Suíça e Holanda com nota 8,8 que deixaram ligeiramente para trás Bélgica e Canadá ,os campeões de 2008. China , Rússia e Índia continuam na rabeira o que nos posiciona como o melhor do BRIC.
Esta pesquisa, é realizada a cada dois anos e para isso a Transparência Internacional ouve 3 mil executivos em todo o mundo. Advinhe qual é o setor mais sujeito à corrupção no mundo?
Acertou quem respondeu Construção Civil/Obras Públicas.
Acertou quem respondeu Construção Civil/Obras Públicas.
Só não esqueça de uma coisa: para haver corrupção é preciso duas partes - corruptor e corrompido. Se o corrompido (políticos, funcionários públicos e seus prepostos) for denunciado, o esquema não prospera.
A coisa só muda se a sociedade mudar. ( Eu , pessoalmente, sou radicalmente contra a corrupção e pretendo fazer a minha parte como cidadão, mas sei que poderia fazer mais).
Recebi de uma seguidora ( Sílvia Ribeiro. Obrigado! Sílvia ) um material que está circulando na internet espanhola. O material concita os cidadãos daquele país a boicotar as eleições até que os políticos renunciem às suas regalias. Veja alguma delas:
1. Aposentadoria após 7 anos de mandato com direito a vencimentos integrais e vitalícios. O cidadão comum precisa trabalhar 35 anos e não tem vencimentos integrais. A pensão máxima na Espanha é de 35 mil Euros anuais enquanto a dos políticos chega a 74 mil Euros/ano.
2. A retenção de impostos sobre a aposentadoria dos políticos é de 4,5%. (Não consegui obter a cifra para os cidadãos comuns mas estou certo de que é maior).
3. O presidente espanhol tem férias integralmente pagas pelos cofres públicos e isso inclui seu séquito de 100 pessoas , durante 3 semanas.
E você achava que nós éramos os únicos, não é?
Sou contra boicotar eleições. Não creio que isso funcione. Pelo contrário, os mal-intencionados são muito mais aguerridos e organizados do que os bem-intencionados e só fariam aqueles avançarem ainda mais.
Tudo o mais é irrelevante como a briga entre Zezé de Camargo e Luciano.
Se você tem interesse no tema, veja esta entrevista da Folha de São Paulo em 04.09.2011 com dois dos mais respeitados articulistas do jornal : Clóvis Rossi e Fernando de Barros e Silva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante para o desenvolvimento deste Blog. Desde já obrigado!