VAMOS FAZER UM 5S NO BRASIL !

Estou de volta!
Viajar nos ilumina, nos recicla. Faz- nos refletir sobre a vida, nosso país, nossos caminhos e descaminhos e, sobretudo sobre nós mesmos já que estamos mais sensíveis e vulneráveis fora da imensa zona de conforto que é a pátria com sua língua, sua cultura e sua matriarcal condescendência.

A Europa como sempre, nos atordoa e nos apequena do alto de sua civilização milenar resultado de múltiplos ciclos de aprendizagem, construção, desconstrução, morte e renascimento. A reverência ao passado, o respeito à natureza, a exaltação aos  princípios que tornaram o homem capaz de conviver em sociedade provocam em nós um misto de admiração e inveja.

O retorno nos choca ao perceber nossas cidades de arredores pobres, espetadas com postes de rede elétrica a enfear o cenário urbano.

Li, não me recordo onde, que a maneira mais prática de saber se você está num país do terceiro mundo é ver a fealdade de postes e fios elétricos a obscurecer a paisagem de ruas e avenidas. Na Europa, os fios a se esconderem por baixo das calçadas nos dão a sensação de limpeza, amplitude e liberdade para captar em nossas lentes os melhores ângulos de sua invejável arquitetura.

No Brasil, os políticos detestam tudo o que não pode ser visível. Certamente por isso preferem nos brindar com postes e fios ao mesmo tempo em que nos subtraem o saneamento básico e a rede d’água.

Você pode achar que temos mais com que nos preocupar do que a estética de nossas cidades problema muito menor se comparado à falta de investimento em saúde, segurança e educação. Realmente, temos uma fila de prioridades a nos atazanar a cidadania.

Mas vou lhe dizer uma coisa: país desenvolvido é país limpo. Cidades limpas, rios limpos, praias limpas, parques limpos. É a limpeza exterior retroalimentando a limpeza interior. Uma simples questão de visão estratégica e modelo de negócio já que se pretende abrigar uma Copa do Mundo, uma Olimpíada e certamente requalificar a imagem do país para se tornar um vibrante receptor do turismo mundial.

Do jeito que está não dá! Não é possível se escorar apenas na beleza de nossos recursos naturais. É preciso melhorar o nosso visual urbano. É preciso limpar, fazer uma faxina geral em ruas, avenidas, calçadas, monumentos, construções, praias, parques, rios. Isso é algo factível a curto prazo porque a faxina ética e moral de uma nação...bem, isso demora muito, muito mais.

Grande abraço e ótimo fim-de-semana!
 
 
NOTA:

O 5S é um programa de origem japonesa que objetiva a limpeza e organização de uma fábrica ou empresa. Recebe este nome porque é representado por 5 palavras japonesas iniciadas pela letra S:
1) Seiri: Separar e descartar

2) Seiton: Ordenar e Organizar

3) Seiso: Limpar e inspecionar

4) Seiketsu: Padronizar

5) Shitsuke: Auto-disciplina

posts parecidos

Destaques

Conectividade de A-Z

O CANAL PARA FALAR DA CONEXÃO HUMANA.

Aqui você tem voz. Pode contribuir, sugerir, criticar, propor temas, discutir e ampliar o escopo do Blog. Nossa conexão poderá fazer a diferença.