BRASIL: CRIATIVIDADE 7. INOVAÇÃO... TALVEZ 3!

Vamos combinar logo de cara. Criatividade é diferente de inovação.

Criatividade é um processo mental que gera novas ideias. Tanto pode ser individual ou grupal.

Inovação é o ato de fazer coisas novas e valiosas que mudam a forma como vivemos.

Temos orgulho da nossa “criatividade”, assim mesmo: entre aspas. Grande parte dos brasileiros  define criatividade como “jeitinho”. Criatividade também não é “jeitinho” algo muito mais próximo de “gambiarra” que segundo o dicionário Houaiss , trata-se de uma  extensão puxada fraudulentamente para furtar energia elétrica também denominada de  gato (aliás uma enorme injustiça com o gato, seria muito mais adequado usar “político”, nesse caso).

Quer ver uma coisa? O carnaval, por exemplo: é criatividade com gambiarra. Os elementos cênicos são os mesmos desde Cabral. Os carnavalescos são criativos? Sem dúvida. Possuem o mérito de fazer parecer diferente o mesmo de sempre. Entre debaixo de um daqueles carros alegóricos e você fará um mestrado instantâneo sobre gambiarra.


Outra. As novelas (principalmente as da Globo). Criatividade sem gambiarra. E aqui há que se ponderar se uma certa dose de gambiarra não faria bem aos folhetins globais. Todo final da novela das sete tem uma insuportável comemoração na qual os personagens confraternizam com os diretores, técnicos, figurinistas, etc. Na esdrúxula “Morde e Assopra” o final teve até camiseta temática de auto-indulgência do elenco. Tudo tecnicamente perfeito, mas sem criatividade. Uma boa gambiarra daria um “up” no final.

E o futebol? Bem. Melhor chutar pra escanteio... Não dá mais pra aguentar ouvir falar sobre a “criatividade” do jogador brasileiro.
 Inovação? Aqui estamos a anos-luz de distância. Nunca houve no nosso futebol algo parecido com o “carrossel holandês” de 1974, nem um  “esquema tático” que chegue perto do usado pelo Barcelona - Campeão Europeu de 2011.

Se você não curte futebol, saiba que o Barça teve posse de bola 65% do tempo, triangulava de forma inovadora com passes certos e precisos criando chances de gol aos montes. Barça 3 x Manchester 1.

A única coisa nova no futebol brasileiro é o topete oxigenado do Neymar
( uma gambiarra feita sobre o original moicano sucesso imediato desde o primeiro contato com o homem branco em 1609).

O INSEAD -Instituto de Administração Europeu, uma das mais prestigiadas escolas de negócio do mundo com sede na França publica anualmente,o Índice Global de Inovação (The Global Innovation Index). A lista de 2011 coloca o Brasil na periférica 47ª. posição de um total de 125 países.
Estamos atrás da Estônia (23º.), China (29º.), Portugal (33º.) ,Chile (38º.) e Costa Rica (45º.).
 Os dez países mais inovadores do mundo são: Suíça, Suécia, Singapura, Hong Kong, Finlândia, Dinamarca, Estados Unidos, Canadá, Holanda e Reino Unido.

 O pré-requisito da  inovação é a criatividade. Criatividade depende de vários fatores alguns imponderáveis ( como o talento pessoal), outros exógenos ( como o clima de trabalho de uma empresa).
 Agora... para haver inovação é preciso alto nível de educação, investimento pesado em pesquisa e decisão estratégica.
 A Coréia do Sul é o país que  mais investe em  P & D ( Pesquisa & Desenvolvimento) em relação ao PIB no planeta. São 3,5%. Já o Brasil investe cerca de 1% de seu PIB.

Enquanto nosso nível educacional nos causar constrangimento e nossos líderes nos causarem vergonha “Ordem e Progresso” será como a “Missão” de algumas empresas. Apenas uma frase de efeito para “inglês ver”( a mais pura expressão do “comportamento-gambiarra” que campeia de norte a sul deste país).

Em tempo:  
 A Revista Forbes divulgou a relação das empresas mais inovadoras de 2011. No topo da lista está a Salesforce.com  (empresa de  cloud computing, liderada por Marc Benioff). A boa notícia é que a brasileira Natura aparece em oitavo lugar, logo após o Google.

Posição
Empresa
Valor em Bilhões USD
01
Salesforce.com
20,7
02
Amazon.com
99,7
03
Intuitive Surgical
13,4
04
Tencent Holdings
46,5
05
Apple
       303,4
06
Hindustan Unilever
15,5
07
Google
       138,1
08
Natura
10,2
09
Bharat Heavy Electricals
19,5
10
Monsanto
41,3


Uma semana inovadora e criativa para você (de preferência, sem gambiarra).

Veja o mundo de inovações que nos aguarda!



posts parecidos

Destaques

Conectividade de A-Z

O CANAL PARA FALAR DA CONEXÃO HUMANA.

Aqui você tem voz. Pode contribuir, sugerir, criticar, propor temas, discutir e ampliar o escopo do Blog. Nossa conexão poderá fazer a diferença.