APRENDENDO COM PORTUGAL.



Adoramos fazer piadas de português por achar que somos melhores, mais engraçados, mais espertos...
Temos muito o que aprender com Portugal .
Primeiro: o país já está mesmo no primeiro mundo. Se você quer parâmetros aceitáveis que tal saber que não há analfabetos em Portugal? Vou mais longe. Nas relações com pessoas que representam algum tipo de instituição ( do guichê de compras de tíquetes para o teatro ao motorista de ônibus urbano) todos podem se expressar em um inglês aceitável.
Segundo: o país adota padrões mundiais para tratar de seu turismo. Tudo absolutamente impecável. Igrejas, museus, palácios, sítios históricos e arqueológicos. Tudo funcionando sem surpresas. A rede de transporte público é eficiente. Os aeroportos modernos. Não há no Brasil nenhum aeroporto que chegue aos pés do aeroporto da cidade do Porto para dar um exemplo básico. Restaurantes de excelente qualidade não só da comida já famosa mundialmente mas sobretudo no atendimento primoroso.
Não há no Brasil museus que se comparem aos de Portugal. Neste quesito, Lisboa dá de 10 a zero! Um museu em cada esquina. Uma casa de espetáculos de boa qualidade em cada distrito. Fervilhante vida cultural que oferece opções para todos os gostos e bolsos.
As estradas? Bem, aí temos um capítulo à parte. Estamos na Europa e o que vemos são freeways sem buracos, perfeitamente sinalizadas e, claro, pedagiadas como aliás deve mesmo ser. Paga-se pela qualidade das estradas e ponto final.
Trens? Melhor nem tocar neste assunto. Enquanto discutimos se teremos ou não trem-bala entre Rio e São Paulo, o Português bem como os milhares de turistas que se encantam com o país vão de Lisboa ao Porto num trem que chega à velocidade de 300 km/h.

Se podemos ensinar algo à Portugal? Sim. A terem esperanças e tocarem a vida para a frente apesar das crises. Nisso somos especialistas.

Grande abraço.

posts parecidos

Destaques

Conectividade de A-Z

O CANAL PARA FALAR DA CONEXÃO HUMANA.

Aqui você tem voz. Pode contribuir, sugerir, criticar, propor temas, discutir e ampliar o escopo do Blog. Nossa conexão poderá fazer a diferença.