GLOBALIZAÇÃO 5.0 - PARTE 2

A civilização é fruto da comunicação humana que tornou possível, através da linguagem e posteriormente da escrita, a perpetuação do conhecimento ao longo do processo evolutivo da história. Em 1439, a primeira grande revolução do conhecimento veio com a invenção da prensa móvel de Gutenberg ( 1398-1468).

Exatos 530 anos depois, em 1969, a Arpanet - a primeira rede de interligação de computadores - deu origem ao fenômeno que viria a ser chamado “Internet”.

Nunca uma inovação tecnológica provocou um impacto tão grande e tão rápido na comunicação humana. Se imaginarmos que a internet comercial realmente deslanchou a partir de 1990, a humanidade levou ínfimos 21 anos para mudar radicalmente sua forma de produzir conhecimento, informação e romper barreiras sociais, culturais, étnicas e econômicas.

Já não faz mais muito sentido falar em globalização. A humanidade está a um passo de se tornar “global” na medida em que se mostra viável a todos os seres humanos, independentemente de suas origens, compartilharem as mesmas conquistas. A consequência disso? Mudanças com a força de um tsunami estelar.

Conexão humana global

Todos interconectados. Todos têm voz. Fim do monopólio da verdade e do interesse das mídias comerciais. Ideias, opiniões e informações compartilhadas sem barreiras, sem fronteiras, sem limites, sem censura.
Celulares multifuncionais transmitem em tempo real texto, áudio e imagens. Cada indivíduo é um “cidadão-editor”. Softwares de linguagem, cada vez melhores, eliminarão as barreiras idiomáticas. Avançados módulos de tradução converterão oralmente, em tempo real, qualquer língua para outra qualquer com 90% de precisão.

 Algumas estatísticas atuais (Mar 2011):

Ásia (35 países); 3,9 bilhões de habitantes; 24% conectados à Internet ( cerca de 900 milhões de pessoas).

Mundo Árabe( 22 países); 350 milhões de habitantes; 21% conectados à Internet (cerca de 73 milhões de pessoas).

América Latina (20 países); 600 milhões de habitantes; 37% conectados à Internet ( cerca de 220 milhões de pessoas)

Mundo: 6,8 bilhões de habitantes; 29% conectados à Internet (cerca de 1,97 bilhões de pessoas)
Fonte : www.internetworldstats.com

Qual cenário você imagina para 2030?

Até amanhã.


posts parecidos

Destaques

Conectividade de A-Z

O CANAL PARA FALAR DA CONEXÃO HUMANA.

Aqui você tem voz. Pode contribuir, sugerir, criticar, propor temas, discutir e ampliar o escopo do Blog. Nossa conexão poderá fazer a diferença.