EU,VOCÊ, A PRESIDENTE DILMA E A CORRUPÇÃO.

Uma das mais estúpidas falácias acreditadas por grande parte dos brasileiros é que a corrupção é uma sina do Brasil e para justificar essa crença lançam mão das mais estapafúrdias teorias: para uns é devido ao nosso passado colonial, para outros é devido à nossa composição étnica e por aí vai o painel de idiotices: crenças religiosas, situação geográfica, posição astral, etc. Uma das mais idiotas que ouvi de uma pessoa que se diz culta debita às  cores nacionais pela praga da corrupção. Segundo ela, somente as nações com bandeiras em azul, vermelho e branco não são corruptas.
Vamos deixar claro logo de início. É da natureza humana ser bom e ser mau. Alguns mais outros menos. Você ficaria surpreso se conhecesse as opiniões dos mais reverenciados  filósofos e pensadores da humanidade.

Aristóteles : “Não nascemos virtuosos. Somente o homem tem o sentimento do bem e do mal. É praticando as virtudes que nos tornamos virtuosos”.

Santo Agostinho : “ O homem tem um déficit moral e por isso não consegue cumprir plenamente sua natureza racional”.

Rousseau : “ O homem nasce bom. É a sociedade que o corrompe.”

Thomas Hobbes: “ O homem é mau por isso precisa de um soberano para estabelecer a ordem”.

Freud: “O homem é intrinsecamente mau e destrutivo tendo que ser contido em seus desejos por forças civilizatórias”.

Kant: “ O homem não é bom nem mau pois não é um ser moral por natureza”.

Marx : “ O homem é intrinsecamente bom mas a sociedade não tem essa mesma característica”.

Nietzsche : “O homem é livre – ele pode optar em ser bom ou ser mau.”

Você pode dizer que só estou citando filósofos de tradição ocidental. Veja o que dois expoentes do pensamento oriental dizem:

Confúcio: “O homem  é bom e possuidor do livre arbítrio, sendo a virtude sua recompensa".
Xun Zi : “ A natureza do homem é má. Bom  é o produto humano".

 A corrupção existe em todas as sociedades desde sempre. O Brasil não é o país mais corrupto do mundo mas, ainda não chegamos a uma posição que nos dê orgulho.
A mais compacta e por isso mesmo melhor definição de corrupção vem da Transparência Internacional uma organização não governamental  de alcance global com sede em Berlim, Alemanha. http://www.transparency.org

“Corrupção é o abuso de poder para a obtenção de vantagens pessoais”.

A Transparência Internacional publica duas listas: uma com cerca de 180 países classificados pelo “Índice de Corrupção no Setor Público” em uma uma escala que vai de 10 ( o menos corrupto) a 0 ( o mais corrupto); outra com os 22 países mais ricos e poderosos do mundo classificados pelo          Índice dos Pagadores de Propinas” (Bribe Payers Index) que mede a disposição de um país ao pagamento de suborno em transações no estrangeiro.

Vamos ver qual é a posição do Brasil em ambas as listas.

“Índice de Corrupção no Setor Público”- Corruption Perception Index CPI 2010

Pos.
PAÍS
CPI
Pos.
PAÍS
CPI
Pos.
PAÍS
CPI
1
Dinamarca
9,3
8
Suíça
8,7
69
Brasil
3,7
1
N. Zelândia
9,3
10
Noruega
8,6
78
China
3,5
1
Singapura
9,3
....
........
....
87
Índia
3,3
4
Finlândia
9,2
21
Chile
7,2
105
Argentina
2,9
4
Suécia
9,2
22
EUA
7,1
154
Rússia
2,1
6
Canadá
8,9
24
Uruguai
6,9
164
Venezuela
2,0
7
Holanda
8,8
32
Portugal
6,0
175
Iraque
1,5
8
Austrália
8,7
41
Costa Rica
5,3
178
Somália
1,1








O menos corrupto do mundo é a Dinamarca (9,3), o mais corrupto é a Somália (1,1). Nas Américas, o Canadá é o que ocupa a melhor posição seguido do Chile (à frente inclusive dos EUA). O Uruguai está à frente de Portugal e a Costa Rica à frente do Brasil. A Argentina está bem pior que o Brasil e a Venezuela do Hugo Chaves é o mais corrupto das Américas. 

Índice dos Pagadores de Propinas” (Bribe Payers Index- BPI)

Pos.
PAÍS
BPI
Pos.
PAÍS
BPI
Pos.
PAÍS
BPI
1
Bélgica
8,8
9
França
8,1
17
Brasil
7,4
1
Canadá
8,8
9
Singapura
8,1
17
Itália
7,4
3
Holanda
8,7
9
EUA
8,1
19
Índia
6,8
3
Suíca
8,7
12
Espanha
7,9
20
México
6,6
5
Alemanha
8,6
13
Hong Kong
7,6
21
China
6,5
5
Japão
8,6
14
África do Sul
7,5
22
Rússia
5,9
5
Reino Unido
8,6
14
Coréia do Sul
7,5



8
Austrália
8,5
14
Taiwan
7,5











Dentre os países do BRIC, o Brasil é o mais bem colocado. O pior é a Rússia.

Ao longo de minha vida como consultor tenho ouvido várias declarações do tipo:

Não adianta ser honesto em um ambiente onde a maioria dos compradores é corrupta” ou : “Se eu não der propina, não vendo”.
Esta afirmação pode ser trocada por outras com a mesma “filosofia” por base, como por exemplo:
“Não adianta pagar impostos já que o dinheiro vai ser mal empregado ...”
“Não adianta educar os filhos já que....”
“Não adianta cuidar da saúde já que.... “
Você completa como quiser.
Se você é daqueles que acha que o problema do país são os “políticos corruptos” ou outro motivo qualquer, lamento lhe dizer que o ”problema real” de qualquer país é a sua sociedade e que esta sociedade é composta de pessoas e que você e eu somos parte dela.

Sabe porque a Dinamarca é o país menos corrupto do mundo? Porque a sociedade dinamarquesa não aceita a corrupção. E em um ambiente assim quem praticar atos antiéticos será severamente punido e o pior, será repudiado pela sociedade.

Na Dinamarca as pessoas com desvios de conduta pensarão não duas, mas dez vezes antes de praticar atos de corrupção.
Trabalhei durante 24 anos em uma empresa Sueca. A Suécia tem uma das legislações mais severas do mundo em relação às normas de trânsito. Lá , não passa pela cabeça de ninguém beber e dirigir. A sociedade sueca não aceita esta conduta e pune severamente quem não a obedece.

 Mas , veja que coisa curiosa. Quando os suecos chegavam ao Brasil rapidamente se adaptavam aos costumes locais, ou seja: bebiam antes de dirigir. Perguntei  porque eles não faziam isso no país deles. Recebi a seguinte resposta: “Aqui não tem problema, todo mundo faz”.

Se você gostaria que não houvesse corrupção no Brasil comece  a exercer seu papel como cidadão/cidadã, pai/mãe, profissional no sentido de não aceitar a corrupção. É assim que as coisas mudam.

As sociedades menos corruptas são aquelas nas quais a ideia da corrupção é rechaçada pela maioria de seus integrantes.A corrupção viceja quando uma sociedade a aceita e a tolera. Essa é a grande “questão filosófica” 

Acesse o endereço https://sistema.planalto.gov.br/falepr2/index.php  e envie uma mensagem à Presidente Dilma. Expresse sua indignação com toda essa corrupção que está supurando nos Ministérios da República. Peça que ela dê o tratamento legal adequado ( demita, processe, encaminhe à justiça) todos os corruptos quer eles sejam políticos nomeados, funcionários de carreira, lobistas, empresários, laranjas,etc.

Dependendo do tamanho de sua revolta, envie também uma mensagem aos seus representantes ( aquelas pessoas em que você votou) nas esferas municipal, estadual e federal. Diga a eles que você estará vigilante em relação à atuação deles na vida pública.
É assim que se combate a corrupção.

Grande abraço!

posts parecidos

Destaques

Conectividade de A-Z

O CANAL PARA FALAR DA CONEXÃO HUMANA.

Aqui você tem voz. Pode contribuir, sugerir, criticar, propor temas, discutir e ampliar o escopo do Blog. Nossa conexão poderá fazer a diferença.